A Boa Mentira
Dirigido pelo cineasta canadense Philippe Falardeau, " A Boa Mentira" (The Good Lie - 2014) é um drama inspirado em fatos reais que se baseia na história dos "garotos perdidos do Sudão".
Entre 1983 e 2005 uma guerra civil assolou o Sudão deixando vilarejos destruídos e famílias desestruturadas. Um grupo de crianças sobrevivente começa a fugir a pé para encontrar um campo de refugiados no Quênia em busca de proteção e abrigo. Durante a caminhada os jovens enfrentam diversos problemas, dentre eles a falta de água, comida, o frio, e o principal: os guerrilheiros. Para salvar a vida de seus irmãos Theo, um garoto corajoso e destemido que passa a liderar o grupo, se entrega aos guerrilheiros.
Treze anos depois cerca de 3600 refugiados do Sudão foram trazidos para os EUA, entre eles: Mamere, Jeremiah, Paul e Abital.
Ao chegarem no Kansas são recebidos por Carrie Davis, uma assitente social que tem o trabalho de organizar a vida dos recém chegados a América e ajudá-los a conseguir um emprego.
Carrie Davis (Reese Whiterspoon) no começo aparece como uma mulher mal humorada, desorganizada e insatisfeita com o seu trabalho, mas aos poucos ela nos cativa pela sua aproximação com os africanos e ao perceber o sofrimento e as dificuldades que eles passaram. O engraçado é que no material de divulgação do filme aparece Reese Whiterspoon como a protagonista, mas ela está em segundo plano. Os protagonistas são os excelentes e desconhecidos atores sudaneses.
Me surpreendi ao final do filme em saber que os atores sudaneses viveram de perto a experiência mostrada no filme então nada melhor do que eles para interpretar papéis tão fortes e com tanta veracidade.



Janeiro 16, 2015

Arnald Oceng (Mamere)
filho de um pai refugiado sudanês
Ger Duany (Jeremiah)
refugiado sudanês e ex-soldado

Emmanuel Jal (Paul)
refugiado sudanês e ex-soldado

Kuoth Wiel (Abital)
sudanesa refugiada
A violência no filme foi amezinada para não afugentar os telespectadores, mas ainda sim há muitas cenas tristes de serem vistas por causa da brutalidade da guerra civil representada naquela época. O que mais dói é pensar que tudo isso realmente aconteceu.
No final do filme observamos a seguinte mensagem:

Essa é a mensagem que o filme passa. Somos seres sociáveis e inter-dependentes e precisamos, a longo prazo, de união e estar junto com pessoas de mesmo objetivo para chegarmos longe.
"A Boa Mentira" (que no final vocês descobrirão o porquê do título) é um filme para pessoas de corações fortes, que nos mostra a luta por um objetivo, a solidariedade, mostra o sentido da gratidão e amizade e pessoas que fazem a diferença. É uma obra-prima com uma ótima mensagem e excelente como filme humanitário.
Veja o trailer do filme abaixo:
Escrito por Rafael Quevedo